Livro FLORADA DA PAZ - Terceiro Milénio
PRÓLOGO
Brilhe a vossa luz
+ Viajores da Eternidade, espíritos eternos criados à imagem e semelhança de Deus, único, eterno, imaterial, imutável, onipotente, soberanamente justo e soberanamente bom - como nos revelam os Espíritos Superiores por Allan Kardec - somos dotados do livre-arbítrio que nos torna artífices de nosso próprio destino.
+ Os seres inteligentes da Criação trazemos na espécie humana a centelha divina, o fogo sagrado da Vida, pela misericórdia da Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas.
+ Essa maravilhosa luz concedida pelo Senhor da Vida a todos os seus filhos, parte da simplicidade e destina-se à Perfeição, nas vidas sucessivas à face deste e de infinitos mundos dos universos sem fim.
+ Expressando-se pela Ação e Reação, Causa e Efeito, a vivência do espírito busca a Evolução, até a integração plena com o Criador de tudo e de todos, com nosso aprimoramento pelo cumprimento pleno da Lei de Amor que Deus colocou de maneira indelével, justa e boa, em nossa consciência.
Nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã, disse-nos : Brilhe a vossa luz !
+ A muito estimada e querida poetisa Cléo Reis, ouvindo esse imperativo do Príncipe da Paz, em quem se cumprem mais de 300 profecias anunciando o Messias Salvador, traz a lume mais uma obra de seu trabalho mediúnico e de sua crescente inspiração, falando-nos também de reencarnação.
+ Morando no ventre do mundo, Cléo afirma-se um ponto que se destina ao Infinito e deseja poetizar o mundo; labora para dar-se em amor incondicional, amor gratidão, frutificando o germe poético que habita em seu coração, ligada pelo Evangelho ao coração do Criador !...
+ Servindo à mesa farta em gestos de amor, livre alma leve dançando na brisa perfumada, busca conformar-se à conduta do Verbo Encarnado, no êxtase do Evangelho e prenhe de reflexão, planta esperança e semeia paz.
+ Sem solidão, somente perdão, sem sosinhez – termo que ela própria fez – recorda o exemplo magnífico de Nelson Mandela e outros pensamentos construtivos e poéticos, trazendo-nos mensagens do Mais Além e outros poemas .
+ Eles representam a semente do Bem Eterno caída em terra boa, adubada com o trabalho real dos sonhos e desabrochando, derramando-se em pétalas, estames, corolas, perfumes e vida, na florada da paz que o mundo não dá, mas que o Cristo de Deus oferece.
+ Brilhe a vossa luz, Cléo Reis e brilhe cada vez mais em nós, a sublime e redentora Luz do Mundo, Caminho, Verdade e Vida, a Água da Vida, o Pão da Vida, guiando-nos para o âmago de Deus, o Amor Puro e Eterno !

Luis Schiavone Junior - Jornalista e Radialista


PREMISSAS de "FLORDA DA PAZ - Terceiro Milênio"
+ “Florada da Paz” proporciona o recolhimento do ser humano, convidando-o à meditação e à reflexão, no embalo dos versos da escritora Cléo Reis, ora encaminhados pelas asas de sua intuição, ora aconchegados pela inspiração das Forças Superiores que dela recebem o maior respeito e admiração. É o encontro da materialidade com a espiritualidade, emergindo daí a ascensão de valores morais básicos para o bem viver.
+ Os pensamentos, os versos, a criação embasada vez ou outra na liberdade poética, faz da escrita e dos poemas verdadeiro hino em louvor à natureza, ao bem maior, a tão esperada e pretendida paz, criando ambiente para que a vibração benéfica alcance nível superior, propiciando cânticos de paz e justiça sociais, fraternidade, solidariedade, enfim, amor entre os indivíduos que se responsabilizam pela manutenção da vida no planeta.
+ É o que será encontrado na obra de Cléo Reis, voltada ao Bem e ao Amor, sonhando com a Plenitude do homem. A alma feminina, simples e espontânea; o objetivo claro, sensível e declarado de através dos poemas, envolver o ser humano no desejo de evolução e progresso; a formação segura de mulher, mãe, avó e poetisa sonhadora, comprometida com as causas sociais que clamam por igualdade e liberdade tornam possível a realização desse ideal.
+ Meditar e refletir sobre os temas de Florada da Paz, considero o livro o ápice de sua obra literária, guardando-os entre as tarefas cotidianas e os bons pensamentos, projetará seguramente nos corações a sonhada construção de um mundo melhor. Esperança e Fé estão nesse processo.

José Antônio Luiz Balieiro


COMENTÁRIO do "FLORADA DA PAZ - Terceiro Milênio"
+ Detentores do privilégio de respirar os ares de um novo tempo, estamos constantemente em busca de inspiração que nos fortaleça para alçar voos mais altos em direção à meta sublime que o Mestre nos ensinou: amar.
+ Florada da Paz é, sem dúvida, obra que nos impele a uma visita benéfica ao nosso interior para refletir sobre nossas vivências e nossos anseios.
+ Vamos apressados e angustiados, “levando” a vida como eternos devedores do relógio e do tempo, sem parar um tempo... em busca de nós mesmos.
+ A sensibilidade aguçada da autora está em cada texto, oportunidades espirituais para embalar nossa meditação, registrando também o seu senso de realidade quanto ao sofrimento e às agruras que ferem o coração dos mais compassivos, como dito nos versos: ... “Como é maravilhosa a vida que pulsa meu coração! “ ( Redenção) ou... “ Estou bem, mas o mundo dói”... (Apocalipse).
+ Recomendo, a todos aqueles já vislumbram no horizonte de suas vidas a oportunidade da Reforma Interior, esse trabalho que facilitará o encontro com a serenidade e a paz do coração para o bem servir!

Denilde Ap. de Moraes Lourenço


Jornal A Cidade | 11/03/2010
ANJO DE ROSA
Atravessei o estado de Minas, vindo de Nanuque, maravilhado com os muitos Verdes derramados na coerência das formas e na coerência das pedras...Chegando em Ribeirão, um resto de pôr de sol desenhava um anjo em nuvem prata de rebordos dourados. Um amigo comenta que para descrever aquele anjo, só mesmo Guimarães Rosa. Outro amigo lembra que aquele anjo morando na nuvem podia ser ele. Depois de dez horas de sono, acordo no domingo e leio Cléo Reis. Primeiro, me certifico de que não estou sonhando... Muito acordado, magnifica-me uma certeza: o anjo roseano é ela!

Tony Deleo
Professor



Jornal Da Manhã | Out 1993

Em tempos de Madona e Michael Jackson, parece inacreditável que jovens e adolescentes se reúnam para declamar textos de Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Fernando pessoa, Drummond. Mas não é. Exemplo disso é o número de  garotos que se inscreveram para o Concurso de Declamação, realizado no teatro Municipal na semana passada.
... Foi o II Concurso realizado pela Casa do  Poeta e do Escritor de Rib. Preto.
A Coordenadora do Evento  Escritora Cléo Reis explica que o objetivo dessa realização é  oferecer uma oportunidade aos jovens que têm talento e não encontram um meio de divulgação. Os grupos culturais têm que ser  mais abertos , defende.



Jornal O Diário| 12/10/1992
A POSSÍVEL “REVOLUÇÃOCULTURAL” COM A AJUDA DA POESIA
Poetisa do Amor
Considerada a “poetisa do amor” de Ribeirão preto, Cléo Reis disse que a poesia é uma forma de melhorar o mundo através do amor, e traz consigo a essência da renovação. Fiel ao seus estilo romântico, Cléo acredita que esse elemento jamais deixará de existir( o romantismo)
Não é necessário rimar, o mais importante é a síntese, o ritmo, e chamar as pessoas para uma revolução cultural e despertar nelas a consciência para por em prática a capacidade de crescimento o ser humano.
Para o poeta e advogado e Othniel Fabelino de Souza, uma das mais importantes realizações da Casa do Poeta é a concretização do 1º Concurso de Declamação,idealizado pelo Dr. Jorge Renê Garcia Arévalo , que é médico cardiologista
Do Hospital das Clínicas da cidade, explicou Othniel.






Colega Cléo Reis

Antes de mais, endereço-lhe os meus mais cordiais cumprimentos a partir de Portugal.

Queria, em primeiro lugar, deixar o meu mais sincero elogio pelo seu excelente projecto editorial, o qual tive oportunidade de conhecer através do vosso espaço na Internet.

Pedro Silva - Escritor Português


-----------------------

PARABENIZAÇÃO

Querida amiga, colega e confrade:

QUE BELO SITE!
MUITO BEM CONCEBIDO.
TODO O ESFORÇO EM PROL DA CULTURA É SEMPRE DE ENALTECER.
PARABÉNS PELA TUA TRAJETÓRIA CULTURAL,
E QUE POSSA DESENHAR-SE AINDA POR MUITOS ANOS TERRENOS.
QUE A PROJEÇÃO DA LUZ DIVINA CONTINUE A ILUMINAR OS TEUS CAMINHOS.

Um grande abraço


Alberto Massorano Cardoso

-----------------------

Mensagem: seu blog \'sacode\'...
sobre o Mandela, crônicas,
tudo emperla feliz,
para indômito aprendiz,
para passageiro, com esmero. PARABÉNS!

Carlos Ferriani

-----------------------

Cléo, Mexendo nos meus guardados encontrei esta poesia que fiz para você, é uma síntese de como vejo você

Cléo ...
Na estética é Lírio, Orquídea...
Alva, altiva, Singular .

Na lida, beija-flor, ritmo frenético
suga o néctar da vida.
Equilíbrio ético, liberdade.

Seus rastros,
exalam o aroma da amizade

Helena Agostinho

-----------------------

Mensagem: \"´Mandela, na trajetória,
mostra-nos firme e capaz
que em julho cheio de glória.
tem um dia pela paz.

Nilton Manoel


-----------------------

Criatura
Louvável
Exemplo de vida
Orvalho e guarida

Cida

-----------------------



Do livro SOLIDÃO

Jornal O Diário
"Grande Poesia"
Anoto mais um livro de escritora ribeirão-pretana: Cléo
.....O tema “SOLIDÃO”, desponta de forma fascinante, no conjunto de poemas de uma evidente pensadora, que declara nos versos de “Meu Homem”( pag. 23) : “estou quente, leve e suave/ para um carinho/ Estou uma fonte/ e você, um deserto”. Lindo, não? lembra perfeitamente a criadora de “RITORNELO DO AMOR’...

Osvaldo Lopes Brito
Academia Ribeirão-pretana de Letras






Do livro FLORESCER

...Cléo canta. E canta a vida, a natureza, o amor, em ritmo interior. Dentre os acordes, os mais profundos, são, sem dúvida os amorosos- a nota erótica soa com mais intensidade. Nos cantos de amor é a alma da poetisa que se abre ao mundo.
...Nos versos à natureza, destaca-se a construção primorosa, quase parnasiana.
...Cléo canta as inquietudes eternas, as velhas idéias tornam-se novas em seus versos.

Profª Sylvia Vallada Roselino
Cadeira nº 24 da ALARP - Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto


-----------------------

...A poesia de Cléo é linda! Suavizou meu cotidiano corrido e estafado. Foi um oásis de ternura, uma ducha de estrelinhas e também um porto de meditação. Através dela, naveguei em mares que estavam distantes, e juntei forças para colorir meu amanhã.
...Sua sensibilidade foi de encontro à minha e , usando palavras suas, floriram meu coração. Pelos textos , percebe-se profundidade e uma Cléo na plenitude das emoções, explodindo-se de amor, “como fazem os grãos sob a terra, rumo à luz , e ao céu”...

Profª Lázara M. Canesin

-----------------------

... ...(Cléo tem imagens bastante fortes, sem perder em momentos algum a delicadeza do dizer poético.)


Moacyr Sacramento
(Niterói - RJ)


-----------------------

...Uma intensa interiorização em cada poema. Fazer do poema um veículo das
coisas não ditas. E, quando já ditas, recontá-las por um novo prisma.
...Nos poemas de Cléo há um caminho. Não encontrei questionamentos, encontrei caminhos , e constatações.
...Cléo está se distanciando do caminho comum da poesia. Há versos que ficam dentro da gente, como um sopro frio da manhã que chega. Como Mário Quintana, Cecília Meireles e outros , que estão dentro do nosso despertar, dos nossos pensamentos. Porque há coisas que nos acontecem e que nos remetem a algum poema. E há poemas necessários em certos momentos. São eles a nossa única companhia, o nosso único apoio para não fugir, nem cair.
...Cléo, deixe a sua manhã ser levada pelas mãos do sonho, da sua “rapinagem de sonhos”, lindíssimo verso. E não deixe que o cansaço lhe roube dos seus poemas.


Rosemary C. dos Santos


-----------------------





...Cléo Reis, distinguiu-me para prefaciar seu livro de poesias “FLORESCER”. Honrada pelo convite, embora surpresa, confesso que gostei, pois acho a Cléo, por si só, um poema.Tal a magia que a sua personalidade irradia, a sua sensibilidade, a sua paixão pela vida, o seu amor exuberante, seus ideais de paz.. : “Colecione pétalas de bem querer, p’ra unir o seu jardim ao meu e fazermos do mundo um tapete de paz”.
...A poesia de Cléo germina intuitiva, criativa, e emocionalmente descritiva, relatando a majestade da natureza, no esplendor de suas infinitas manifestações. Já disse Fernando Pessoa “só para ouvir a voz do vento, valeu a pena ter nascido”. Cléo diz:
“Bosque.
Orquestra de cascatas
coral de tuins, sabiás, bem-te-vis.
Glauca natureza,
encanto para a minha alma brumal,
telúrica manhã de passividade transcendental.

...
Há poesias que relatam o quanto de belo existe no viver, quando o coração se abre para entoar o hino do amor homem-mulher, amor paixão, amor ternura...

“O teu amor é estético
esculpido no tronco da oliveira...
O teu amor é atlético
em exercício na ternura.
Envolvente, suave!
como a luz que aveluda as plantas.
O teu amor é angelical melodia,
serena poesia...
O teu amor é o maior e o mais
sublime verso”.

...Cléo Reis: poetisa moderna, liberta, deixando transparecer a plenitude de sua força criativa e sua sensibilidade, integrada a sua personalidade humana e luminosa, que nos encanta, nos eleva e nos faz crer no amor, como esperança de vida.
...Cléo, como todos os poetas, carrega em si todas as emoções.


Julieta F S Taranto




Sobre o Poema “Gérmen Poético” do Livro Florescer
em 08/06/10

...Parabenizo Cléo Reis, pelo lindo poema amarrado ao sentimento da alma de quem cumpriu sua missão. Um abraço, Condorcet Aranha


AVSP-Academia Grupo

Felicidade é ver o bem que podemos fazer, e nos conduzir a isto

Sócrates.......

Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma
uma combinação formidável.

Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.

Nelson Mandela ..

Podemos ser apenas um ponto, desde que se destine ao infinito.

Colecione pétalas só do bem-querer,
pra unir o seu jardim ao meu e fazermos do mundo um tapete de Paz.

Cléo Reis..